Como usar a Plataforma LocaShop

O LocaShop foi criado para ser simples e rápido. Aqui está um passo a passo básico para você começar a usar a plataforma da melhor forma.


1. Cadastre os Itens que você aluga

Cada item que você disponibiliza para aluguel deve ser criado na tela de Itens . Esses itens funcionam como um "molde" — eles armazenam as informações fixas do produto: nome, valor, foto, descrição etc.

Depois de cadastrar os itens, na mesma tela você verá um botão de Ações . É nele que você poderá fazer uma Reserva ou registrar uma Retirada , criando assim uma transação de aluguel.

Dica: Toda transação de aluguel começa a partir de um item cadastrado e na tela "Inventário"!

2. Crie Clientes previamente (se quiser)

Não é obrigatório cadastrar os clientes antes de iniciar um aluguel. Ao criar uma transação, basta digitar o nome do cliente no campo indicado. Se o cliente já estiver cadastrado, o sistema irá sugerir automaticamente. Caso contrário, um novo cliente será criado com os dados informados.

Se preferir, você pode cadastrar seus clientes antecipadamente na tela de Clientes . Assim, no momento do aluguel, fica ainda mais fácil e rápido selecionar o cliente certo.


3. Crie e Gerencie as Transações

As transações representam os aluguéis que você realizou: quem alugou, qual item, por quanto tempo e por qual valor.

É importante saber que os dados das transações são independentes dos dados originais dos itens e clientes cadastrados. Ou seja, se você editar um item ou cliente depois, isso não altera automaticamente as transações que já foram feitas.

Isso é útil porque permite fazer ajustes específicos em cada transação, como por exemplo, dar um desconto especial em um item alugado ou alterar uma informação apenas naquela locação.


4. Atualizando Itens ou Clientes

Quando você editar um item ou cliente, o sistema irá perguntar se você deseja:

São dois cenários diferentes, por exemplo, quando você faz uma promoção e quer alterar o preço do item somente nas próximas locações, sem afetar as transações já realizadas e pagas (cenário 1). Ou então se havia , de fato, um erro na descrição do item, e que deve ser consertado em todas as transações (cenário 2).


5. Acompanhando suas Transações

Todas as transações ficam registradas e podem ser consultadas na tela de Transações .

As transações são organizadas de acordo com o status do item:

Na tela de transações, você pode acompanhar todo o histórico de aluguéis, realizar devoluções, fazer ajustes ou editar informações quando necessário.


6. Arquivando Itens Temporariamente

Se algum item não puder ser alugado temporariamente — por exemplo, porque foi para manutenção, reparo, ou qualquer outro motivo — você pode arquivar esse item.

Ao arquivar um item, ele deixa de aparecer na lista de itens disponíveis para aluguel. Quando estiver tudo certo, basta editar o item e removê-lo do arquivo, deixando-o novamente disponível para locação.


7. Inserindo o Valor já Pago pelo Cliente

Dependendo do seu modelo de negócio, pode ser comum que o cliente realize um pagamento parcial no momento da reserva, deixando o restante para pagar na retirada do item ou em outra data acordada.

Por isso, ao criar uma transação, o sistema exibe o preço total do item , e você pode informar o valor já pago pelo cliente naquele momento. Esse valor pode ser ajustado a qualquer momento, editando a transação.

Caso você utilize o botão de Retirada Rápida (link "Retirar" disponível na tela de transações), um pop-up será exibido perguntando se o cliente está realizando o pagamento restante naquele momento.

Se você confirmar o pagamento total, o sistema automaticamente preenche o valor pago como igual ao preço do item. Caso contrário, o sistema apenas marca o item como retirado , mas mantém o valor pago com o valor parcial que já estava registrado (ou zero, se nada tiver sido pago ainda).

Dica: O valor pago sempre pode ser alterado depois, acessando a tela de edição da transação.

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